O nível de emprego na indústria cresceu 2,5% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado, perfazendo 24 meses de crescimento nessa base de comparação. Neste ritmo, o emprego industrial cresceu 2,7% no primeiro semestre, a maior expansão já apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2002. A folha de pagamento real dos trabalhadores também está em ascensão: 0,2% em relação a maio; 6,7% na comparação com junho de 2007; e 6,5% no acumulado primeiro semestre.
Segundo a economista Isabella Nunes, da coordenação de indústria do instituto, o bom desempenho do mercado industrial está refletindo o nível elevado de produção do setor e está sendo puxado pelos segmentos que são destaque na atividade, como máquinas e equipamentos, material de transporte e produtos eletrônicos.
Apesar da influência negativa desses segmentos, Isabella observou que cerca de 70% da indústria apresenta crescimento no emprego. Na comparação com junho do ano passado, por exemplo, dez dos 14 locais e 12 dos 18 setores pesquisados aumentaram o número de trabalhadores na indústria. Os principais destaques regionais foram São Paulo (3,6%), Minas Gerais (5,3%) e região Norte e Centro-Oeste (4,1%). (AE)
Indústria - Crescimento do emprego
Aparelhos eletroeletrônicos 12,4%
Máquinas e equipamentos 10,3%
Meios de transporte 9,9%
Alimentos e bebidas 3,1%
Calçados e artigos de couro -9,4%
Vestuário -6,3%
Têxtil -6,1%
Fonte: Correio da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário