segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Empregos na indústria crescem 153%

Levantamento realizado pela Manager Assessoria em Recursos Humanos apontou aumento de 153% no número de vagas criadas pelo setor industrial no mês de julho, se comparado ao mesmo período de 2007.

A significativa evolução é reflexo do aquecimento na produção industrial do País, que registrou, neste ano, o melhor primeiro semestre dos últimos cinco anos, segundo pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O faturamento real cresceu 8,4% e as horas trabalhadas na produção teve expansão de 5,9% frente ao mesmo período do ano anterior.Em conseqüência, o mercado de trabalho mostrou dinamismo acima da média.

Em 2007, foram criadas 349 vagas no mês de julho,dentro do universo de empresas pesquisadas pela Manager; neste ano, surgiram 883 postos no mês passado.

"Como a classe média já corresponde por mais de 50% da população brasileira e a renda mensal do trabalhador aumentou, o ritmo de produção industrial precisou acelerar para suprir a demanda, gerando mais postos de trabalho", explica Vanessa Novais, gerente de planejamento de carreiras da Manager.

O saldo total de vagas, em decorrência, somou 3.214 oportunidades em julho, com evolução de 14,7% se comparado aos 2.803 postos criados no mesmo mês do ano anterior e de 8% em relação a junho deste ano.

Segundo Vanessa, o número de empregos gerados deve crescer ainda mais nos próximos meses, período que as companhias contratam um número maior de trabalhadores, com o objetivo de atender à produção destinada ao final e início do ano.

A pesquisa da Manager abrange os Estados de São Paulo, Minas Gerais, da Bahia, do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. O destaque, no mês de julho, ficou com São Paulo, responsável por 44% das novas oportunidades de trabalho.

Alerta - Mesmo com o aumento do número de vagas, um fator preocupa os especialistas: a colocação de profissionais, que ainda representa um problema para grande parte das empresas.

"Faltam pessoas qualificadas para atender à demanda. Quando o profissional é capacitado, está atualizado e em sintonia com o mercado, ele se destaca", explica Hélio Terra, presidente da Manager. Segundo ele, muitos conseguem, com isso, escolher para qual empresa irão trabalhar.

Fonte: Tauana Marin - Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: