A perna treme, a mão sua, a barriga dói. Essas são sensações normais para quem esta na busca por um emprego e vai encarar a temida entrevista. Mas esse primeiro contato, onde a aparência importa e a primeira impressão é a que fica, não deve ser encarado como um bicho de sete cabeças. Especialistas no assunto enumeram dicas de como se portar e o porquê você é a pessoa certa para aquela vaga.
A entrevista de emprego não serve apenas para o empregador conhecer o candidato, e este mostrar sua desenvoltura. Ela proporciona ao entrevistado passar conhecimento sobre si mesmo de forma mais clara e direta. Além disso, dá a oportunidade de esclarecer mal-entendidos e de melhorar a performance frente ao futuro chefe.
Cuidar da aparência, ser pontual, falar com clareza, fazer perguntas, são algumas dicas importantes e que funcionam para impressionar. Mas se preparar para a entrevista também é um passo fundamental e essencial para ser admitido.
“Seguir essas pequenas dicas é importante para causar uma boa impressão e convencer o entrevistador da competência do candidato para a atividade que está empregando”, diz a consultora de RH da Catho Online, Camila Mariano.
Informar-se sobre a organização que está contratando faz com que o entrevistador perceba o interesse e o conhecimento que se tem sobre o ramo. Nesse quesito vale tudo: ir atrás dos concorrentes, do site da empresa e das notícias veiculadas sobre a mesma.
Saber se apresentar bem, segundo Mariano, contribui 50% para a admissão na organização. “Os outros 50% cabe à competência técnica de cada um. Mas o ditado ‘a primeira impressão é a que fica’ nunca foi tão bem usado como nesses casos”, comenta.
Mas não vale apenas saber o que se tem que fazer em uma entrevista de emprego. É importante ter conhecimento do que não se deve fazer. Para isso, as dicas de Mariano também dão uma boa ajuda. “Primeiramente não mentir. Além do risco de ser descoberto, acaba-se perdendo toda a sua credibilidade dentro da empresa. Outra coisa é evitar respostas muito curtas: ter um discurso eloqüente mostra que você é uma pessoa confiante e segura. Por fim, pratique o flair play. Evite falar mal da sua ex-empresa e de seus ex-colegas, isso só demonstra falta de ética”, conclui.
Mais do que seguir todas essas dicas à risca, vale ser confiante, autêntico e sincero na hora da temida entrevista e encarar esse desafio como o primeiro que se seguirá na sua carreira dentro da empresa, caso for admitido.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário